Os roedores são uma ordem de mamíferos que inclui animais como ratos, camundongos, hamsters, esquilos, capivaras, castores, entre outros. O nome “roedores” deriva do fato desses animais possuírem dentes incisivos bastante desenvolvidos, que crescem continuamente ao longo da vida e são usados para roer alimentos e objetos. Com mais de 2.200 espécies, os roedores são encontrados em todo o mundo, exceto na Antártida.
Anatomia dos roedores
Os roedores têm algumas características anatómicas que os distinguem de outros mamíferos. Uma das mais marcantes é a presença de dentes incisivos superiores e inferiores bastante desenvolvidos e afiados, que crescem continuamente ao longo da vida do animal. Esses dentes são usados para roer alimentos e objetos e também para se defender de predadores. Além disso, os roedores têm patas dianteiras curtas com garras afiadas e patas traseiras mais longas e musculosas, que lhes permitem correr, saltar e escalar com facilidade.
Hábitos alimentares dos roedores

A alimentação dos roedores vária bastante entre as espécies. Alguns são herbívoros e alimentam-se principalmente de vegetação, como gramíneas, raízes e frutos. Outros são omnívoros e alimentam-se tanto de plantas quanto de pequenos animais, como insetos e artrópodes. Alguns roedores, como os ratos e camundongos, são considerados pragas urbanas, pois se alimentam de restos de comida e podem transmitir doenças.
Importância dos roedores para o ecossistema
Os roedores são importantes para o ecossistema de várias maneiras. Além de serem fonte de alimento para predadores, como aves de rapina e cobras, alguns roedores são responsáveis por dispersar sementes e contribuir para a regeneração de áreas florestais. Alguns roedores também são usados em pesquisas científicas, como o camundongo, que é amplamente utilizado em estudos na área da biologia e da medicina.
Curiosidades sobre os roedores
- Os dentes dos roedores nunca param de crescer: possuem dentes incisivos superiores e inferiores altamente desenvolvidos e afiados, que crescem continuamente durante toda a vida do animal. Isso é necessário porque eles usam os seus dentes para roer alimentos e objetos.
- A capivara é o maior roedor do mundo: pode chegar a pesar até 80 kg e medir cerca de 1,3 metros de comprimento. Ela é encontrada principalmente na América do Sul e é considerada um animal social, vivendo em grupos de até 20 indivíduos.
- O hamster possui bolsas nas bochechas: tem bolsas expansíveis nas laterais da boca, usadas para armazenar comida e transportá-la para o ninho. Essas bolsas podem aumentar tanto de tamanho que as bochechas do hamster ficam maiores que a sua própria cabeça.
- O esquilo é um roedor que pode planar: possuem uma membrana de pele que se estende das patas dianteiras às traseiras e permite-lhes planar entre as árvores. Essa habilidade é chamada de “planar” ou “voo planado”.
- Os castores são conhecidos por construir represas:são bem conhecidos por sua habilidade de construir represas e construções complexas com galhos e lama. Essas represas criam lagos artificiais que servem como habitat para outros animais.
- Os ratos são animais inteligentes: são animais muito inteligentes e têm demonstrado habilidades surpreendentes em estudos científicos. Por exemplo, eles são capazes de aprender a executar tarefas complexas e de resolver problemas simples. Além disso, os ratos são frequentemente usados em pesquisas médicas para estudar doenças humanas.

Os roedores são um grupo diverso de animais que desempenham papéis importantes nos ecossistemas em que vivem. A sua anatomia e hábitos alimentares específicos fazem deles uma espécie única e fascinante.
2 comentários
É impressionante como esses pequenos animais têm um impacto tão grande.
A natureza realmente pensou em tudo.